Uma breve introdução ao Trovadorismo
Em meio a Idade Média, período no qual a fome, a peste e a guerra assolavam o mundo, surge um dos movimentos literários mais estudados no Ocidente; o Trovadorismo. O Trovadorismo medieval surge no sul da França, no século XII e dura até o século XIV. A principal escola é a Provençal, a qual viria a definir as cantigas de amor, tema que será posteriormente abordado em nosso blog.
Os trovadores eram, geralmente, nobres. Socialmente inferiores, haviam os segréis e os fográis, os quais eram apenas interpretes ambulantes das cantigas, não as compunham, diferentemente dos trovadores. O que diferenciava esses segundos era o meio de transporte; os segréis possuíam cavalos.
As cantigas eram reproduzidas musicalmente e assim facilmente memorizadas. Por conseguinte, a literatura da época atingia o público analfabeto ( o que era a imensa parte da população nesse período). As canções passam a ser registradas por escrito somente a partir do século XVI. Os cancioneiros que fixaram a tradição oral e permitiram que as cantigas portuguesas chegassem até a modernidade foram; Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro do Vaticano e Cancioneiro da Biblioteca Nacional.
![]() |
Imagem 1.Manuscrito do Cancioneiro da Ajuda |
Fonte da Imagem 1: http://cantigas.fcsh.unl.pt/cancioneiroajuda.asp
Comentários
Postar um comentário